..

BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA MARIA SOCORRO CHAVIER DE ALMEIDA DO ASSENTAMENTO MANDACARU


A escola da Comunidade Mandacaru foi construída em 2002 em parceria com governo Estadual e Departamento nacional de Obras contra a Seca - DNOCS para funcionar educação infantil/creche. Em 2004, através de luta e esforço coletivo conseguimos ampliar os níveis de ensino da Educação infantil para Ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Ou seja, adaptaram a creche em escola para suprir as necessidades das famílias que fazem o Assentamento Mandacaru.

No dia 2 de abril de 2004 aconteceu a primeira reunião com a participação dos pais, estudantes, funcionários e comunidade escolar em geral para escolha do nome da escola. A reunião contou também com a presença da secretaria de educação do município. Foram sugeridos vários nomes dentre eles: Menino Jesus, São Gonçalo, Santa Rosa,de lima e Socorro Chavier de Almeida. Depois de algumas colocações e debates chegaram a um consenso e escolheram o nome Maria Socorro Chavier de Almeida por ter sido uma professora que contribui muito bem com a educação do nosso município. Com a escolha do nome fez-se o projeto e encaminhou para a câmera municipal sendo aprovada a lei n 527/04.

A referida escola passou por processo de credenciamento em 2008, o qual está tramitando no conselho de educação do ce,conforme o numero do protocolo 0809639000. Hoje é uma unidade executora, com seu cnpj:07.471.365/001-43 cadastrada no sistema MEC, tendo como inep o número 23261390.

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS ATUAL

Educadores: 11

Auxiliares: 7

Vigilantes: 2

Porteiro: 1

Laboratório de informática: 1

Diretor: 1

Coordenadora Pedagógica: 1

CORPO DISCENTE DA ESCOLA

A escola oferece o Ensino Infantil e Ensino Fundamental I (5º ano) totalizando 80 estudantes filhos de assentados.

Na Escola também funciona uma turma de Educação de Jovens e Adultos que oportuniza as pessoas se alfabetizarem e continuar em busca de melhores condições de vida. Além dessas turmas funciona na comunidade uma turma de Pró Jovem Rural que trabalha teoria e prática numa perspectiva de levar ao conhecimento dos jovens práticas agrícolas e agroecológicas para melhorar o desenvolvimento da produção e a permanência dos jovens no campo.

CORPO DOCENTE DA ESCOLA

O corpo docente da escola é formado por 11 educadores. É importante destacar que a maioria dos educadores são do próprio Assentamento, estes estão buscando aperfeiçoar seus conhecimentos e melhorar

o processo de ensino aprendizagem dos estudantes em prol da melhoria da qualidade da Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário